A constelação familiar é uma ferramenta de conexão à um campo quântico de informações, que pode se expressar de forma física ( trabalho em grupos de pessoas) ou gráfica ( pela posição de objetos ou bonecos) onde esta dinâmica demonstra o que está oculto nas relações humanas ou tb entre pessoas e situações conflitivas.
Os movimentos e posições da representação neste trabalho, demonstram onde estão as desordens dentro do Sistema Familiar, que acabam por gerar o conflito nos indivíduos envolvidos, podendo assim o “Facilitador” da Constelação observar e captar uma informação que pode colocar o Sistema em Ordem, liberando assim, o fluxo de energia amorosa …
A Constelação Familiar não é técnica, nem método, pois não possui forma fixa/delimitada de ferramentas um modo de passo-a-passo para ser executado, é algo maior, onde constelador é o último a chegar naquele sistema e a olhar com respeito pode ajudar o cliente ao caminho da cura do seu sistema. Sophie Hellinger. (Aula magna da pós de Direito Sistêmico)
As Constelações Familiares mostram um caminho para solução, mas esse caminho tu tens que caminhar, esse é o primeiro princípio. Sophie Hellinger (São Paulo 2017)
Com as Constelações Familiares, o trabalho da reconciliação se inicia na própria alma, no seio da própria família. Conseguindo-se aí a reconciliação, esta se propaga a grupos maiores. Daí permanecermos modestos nas Constelações Familiares, conscientes dos nossos limites. A paz profunda e permanente escapa a intenção. Nós a sentimos como um presente, onde ela ocorre. Bert Hellinger (Janeiro 2003)
Nas Constelações Familiares, o trabalho de reconciliação começa na alma de cada endivido e na família. Se a reconciliação tiver êxito neste âmbito, ela também se expandirá para grupos maiores. Bert Hellinger(a paz começa na alma)
Quem quiser a paz e quem servir a paz expõe-se também ao difícil, ao dolorido, a culpa!
A consciência vela pelo pertencimento, fazemos de tudo para pertencer, a boa consciência!
Todas as constelações acontecem de forma mais profunda quando o grupo não tem ânsia pela sua vez. Com esta postura a alma de cada participante revela os presentes mágicos essenciais que cada constelação contém. Simone Arrojo.